MANAOOS NA MIRA DO GENERAL PARA UM NOVO TEMPO NA CULTURA DE FOZ DO IGUAÇU

SONDADO PELO GENERAL SILVA E LUNA, PREFEITO ELEITO DA TERRA DAS CATARATAS, MANAOOS ARTISTES PODE COMANDAR A CULTURA DE FOZ DO IGUAÇU.

MANAOOS NA MIRA DO GENERAL PARA UM NOVO TEMPO NA CULTURA DE FOZ DO IGUAÇU

Começa a troca das cadeiras de Foz do Iguaçu. O novo prefeito, General Joaquim Silva e Luna, esteve em Curitiba com o Governador Ratinho Junior, também em Brasília.  Já em Foz, trabalhando o mais rápido possível na composição do seu time na prefeitura. A comissão de transição irá reunir informações detalhadas sobre a situação das secretarias e projetos em andamento. Para a Secretaria de Turismo, anuncia “Jin Bruno Petrycoski, como a primeira escolha indiscutível pela importância do turismo em nossa gestão”, declara o Coronel Jorge Áureo Ferreira, que fez parte da organização da campanha e agora coordena a transição.
Uma surpresa nos nomes que surgem, trata-se do cineasta Manaoos Aristides, que apesar de residir em Curitiba, vem a muito tempo conversando com o prefeito eleito. Manaoos Aristides começou sua carreira no setor artístico na década de 1970 estudando Artes Cênicas na Universidade Federal do Amazonas, posteriormente fez M&P na Escola Superior de Propaganda no Rio de Janeiro e, por fim, um curso de criatividade pela Universidade Búfalo (EUA) por meio da Rede Globo de São Paulo, onde trabalhou durante doze anos. Foi coordenador e diretor de produção do programa Moacyr TV, (Moacir Franco, Fantástico...) e da TV Globo – SP2 -Campinas-SP. Em seguida, Manaoos mudou para a TV Curitiba, dirigiu no Amazonas o documentário oficial do Festival de Parintins e em 1997 o programa De Manaus ao Pacífico. Como diretor de criação e produção da TV Tarobá (Cascavel-PR). Foi agraciado duas vezes com a Medalha de Ouro do Prêmio Colunistas pela APP (Sao Paulo) e no Festival Guarnicê de São Luís do Maranhão recebeu a medalha de melhor vídeo em 1990. Mas foi no oeste do Paraná (Foz e Cascavel) que se tornou conhecido e internacionalmente como roteirista e diretor da série/filme “A Saga - Da Terra Vermelha Brotou o Sangue”. Iniciando as filmagens em Foz do Iguaçu, onde residiu durante dois anos, onde construiu uma cidade cenográfica e com a participação de mais de 800 artistas da cidade de Foz, inclusive com o multiartista Alceu Moreira. O seriado foi filmado em mais de 30 cidades do Estado e em 50 locações, A Saga foi exibida pela TV Brasil em rede nacional em três temporadas e é considerada pioneira na regionalização da cultura com descentralização das grandes produções fora das capitais. O nome de Manaoos Aristides, está na relação dos prováveis convidados para fazer parte do governo de Silva e Luna.

• Arceli Pedrozo de Oliveira;

• Manaoos Aristides

• Bárbara de Paula Gomes Nunes de Castro;

• Edinardo Antonio Borba de Aguiar;

• Gabriel Rugoni Machado;

• Larissa Ferreira;

• Paulo Sergio Castello Branco Tinoco Guimarães;

• Rafael Germano Arguello; e

• Welington Eduardo Lüdk.