O preconceito em relação à idade existe no mercado de trabalho e na política o cenário não é diferente. Temos chefes de estado mais velhos e mais jovens em todo o mundo o que mostra que a idade não é determinante para estar no poder. Os mais experientes, experimentados, que já viveram inúmeras crises econômicas, pandemias, desastres naturais, catástrofes e tantos outros perrengues, acabam se saindo melhor que muitos jovens a frente da administração de uma cidade, estado ou país. Os governantes mais novos, com os hormônios a flor da pele, mostram-se muitas vezes, imaturos, inseguros, sem poder próprio de decisão, deixando claro a dependencia de conselho dos pais ou dos avôs.
Levantamentos feitos por conselhos empresariais, políticos e universidades de quase todos os continentes, registram que o número de erros, omissões, incompetência, falta de paciência e sensibilidade, estão mais presentes entre os jovens governantes, o que não significa a ausência de jovens capazes como chefes de estado.
O preconceito em relação a idosos no mercado de trabalho dos setores privado e público tem preocupado sociólogos, psicólogos e os próprios governantes, já que a tendência da população é ter a cada ano que passa uma expectativa de vida maior.
FALTA RECONHECIMENTO
O Estatuto do Idoso, em seu artigo 96, descreve como delito a discriminação contra a pessoa com mais de 60 anos, que consiste no ato de, em razão da idade, tratar a pessoa de forma injusta ou desigual, criando empecilhos ou dificuldades de acesso em qual quer dos segmentos da sociedade.
No Japão, ao contrário do Brasil e de outros países da América Latina, os idosos são tratados com respeito e atenção pela vasta experiência acumulada em seus anos de vida. Lá no Japão, o Dia do Respeito ao Idoso (Keiro no hi) e comemorado desde 1947, na terceira segunda-feira de setembro, sendo feriado nacional.
A Rainha Elizabeth ao 95 anos, lúcida, conselheira dos filhos e impecável em suas atividades frente ao reinado mais longo da história. Joe Biden, Presidente dos Estados Unidos, 79 anos da idade, ganhou as eleições de um outro idoso, Donald Trump, 76 anos, Nancy Pelosi, 81 anos, Presidente dos Representantes da Câmara dos Estados Unidos, Akihito, Imperador do Japão, 84 anos, Paul Biya, com 85 anos, presidente de Camarões, Michael Aoun, com 84 anos Presidente do Líbano, Roberto Requião, pré-candidato ao Governo do Paraná, 80 anos, com 40 cm de braço e percorrendo o estado todo, Lula pré-candidato a Presidência da República, liderando todas as pesquisas, 76 anos e esbanjando vitalidade.
Comentários (0)
Comentários do Facebook