Requião já tem partido assegurado para se filiar e disputar a eleição

Requião é pré-candidato ao governo do Paraná pela federação de partidos

Requião já tem partido assegurado para se filiar e disputar a eleição
Primeiro as coisas primeiras na vida política de Requião

Dirigentes das siglas que deverão compor a Federação Partidária com a participação anunciada até aqui do PT, PSB, PV, PC do B, Rede e outros com a mesma afinidade programática poderão aderir a esse novo sistema político/eleitoral.

A federação têm natureza permanente — ela é formada por partidos que têm afinidades com as candidaturas, sistema de governo e programas. Esse pacto entre os partidos, depois de firmado, obrigatoriamente terá que durar no mínimo quatros anos, antes desse prazo, qualquer agremiação que se desvincular sofre punições, tais como a proibição de utilização dos recursos do Fundo Partidário e outras sanções. A Federações devem ter abrangência nacional, o que as diferenciam do regime de coligações, que têm alcance estadual e podem variar de um estado para outro. 

Roberto Requião, pré-candidato ao governo do Paraná, está assegurado em qualquer um desses partidos, pois trata-se de uma fusão que além de abrangente não pode ter arrestas já que os objetivos são comuns. Lula convidou Requião para ingressar no PT, mas a discussão passa também pela distribuição de candidaturas viáveis de cada partido. Requião vem sendo assediado por todas as siglas que formarão essa federação da esquerda e centro esquerda.

 A filiação de Requião só não foi sacramentada em um desses partidos, em fundação dos arranjos internos que muitos deles estão fazendo para oficializar a participação na federação. 

Uma filiação precipitada do ex-governador em uma dessas siglas, seria arriscar muito, enquanto todos não confirmarem a participação de forma oficial. 

Um exemplo; Requião se antecipa e filia-se ao PSB, e as vésperas da formação da federação o partido acaba desistindo por um o motivo ou outro — Requião iria ter que ficar fora da federação e sua candidatura seria inviabilizada.

 Até dia 31 de março a filiação será feita em um dos partidos que prometem integrar essa nova aliança, sendo que o PT oferece vaga a Requião, independente dos percalços dessa discussão de quem vai de federação ou quem fica sozinho.