Hidrômetro da Sanepar sem tampa faz ex-vereador vítima de acidente

Em seu Facebook o ex-vereador de Curitiba, Francisco Garcez, denuncia ter sido vítima de acidente causado por falta de manutenção periódica da Sanepar na reposição de tampas de hidrômetros nas calçadas.

Hidrômetro da Sanepar sem tampa faz ex-vereador  vítima de acidente

Um grito de alerta

 Há dois meses, caminhando pela rua Doutor Muricy, uma tampa de hidrômetro da Sanepar mal colocada me fez mais uma vítima de um acidente que, infelizmente, já se tornou corriqueiro nas ruas de Curitiba. Ao dar o próximo passo fiquei sem chão. Aos gritos de dor, fui retirado do buraco por pessoas que moram próximo ao local. 

No hospital do trabalhador, foi constatado uma pequena fratura na Tíbia, justo na perna com sequela de pólio. Um mês de gesso; agora com bota ortopédica e andador. Sem previsão exata de quando voltarei a andar normalmente.

Resignado, não divulguei até então este caso, por um sentimento de que eu não havia prestado a atenção ao caminhar. No entanto, ao entender que esse tipo de acidente é mais comum do que se pensa, resolvi externar o meu com a intenção de alertar a todos dos cuidados ao transitar pelas calçadas da cidade.

 A solidariedade dos curitibanos é gigante, ao atravessar a rua, numa fila de restaurantes e aí por diante.

O arquiteto e urbanista Ricardo Mesquita, militante da Projeção Nacional em Pró da Acessibilidade, amigo de longa data, foi um dos expoentes nessa linha solidária. Tão logo soube do meu caso, estendeu a situação à promotora de Justiça dos direitos da pessoa com deficiência, Dra. Luciana Linero, ocasião em que fiquei sabendo de diversas situações parecidas que vitimizam a população curitibana que caminha por calçadas esburacadas, com pedras irregulares e bueiros e tampas abertas.

 A intenção aqui é prevenir a todos quanto à necessidade de atenção quando estiverem andando pelas vias públicas. Um descuido pode levar a muitos transtornos, como o que acontece comigo agora. 

Olhe onde pisa!